8 de julho de 2011

No ar…Revista Espírito Livre - Edição 27

REL027_CapaA edição deste mês apresenta um tema que por muitos é considerado polêmico por justamente ir contra a alguns conceitos enraizados em nossa sociedade, de que só é possível aprender diante de um professor e se transpormos essa ideia para o universo real significaria dizer que a educação, de um modo geral, só se dá através de alguém sentado, frente a um professor, real e físico. O Ensino a Distancia! Mas que ferramentas utilizar? Há soluções maduras o suficiente para suprir o espaço ocupado por uma sala de concreto e um quadro branco com pincel? Os profissionais estão preparados para todas essas mudanças? Eles estão acompanhando? Estão interessados em acompanhar?

O perfil do profissional de educação nesta (nova) era de certa forma muda, e os pré-requisitos enquanto conhecimentos também. Agora não basta dominar a matéria e saber manusear um livro, também deve-se dominar “o bicho de sete cabeças”, chamado computador.

  • Mas o tutor a distância e o professor que estão a distância não são físicos e reais?
  • E as aptidões? Eles as têm?
  • E se não as têm como verificar estando a distância?
  • Os alunos aprendem, ou fingem aprender só para alcançar a tão sonhada “nota”?
  • Ele vai “colar”, já que o professor “não está vendo”? Como avaliar, medir e constatar se houve absorção e troca de conhecimento?

As dúvidas e questionamentos continuam, já que a EAD, apesar de não ser tão nova assim (desde o século XIX já se praticavam metodologias neste sentido). O ensino por correspondência, tele-aula, vídeo-aula, manuais, ensino pelo rádio, e tantos outros métodos já foram utilizados (e em alguns lugares ainda continuam sendo), mas com a ressalva de que agora a tecnologia envolveu-os de novas possibilidades, além de diminuir os custos e as distâncias. O EAD proporciona, mesmo a distância, o que nem sempre conseguimos compreender presencialmente: a soma de nossas experiências pode resultar em uma terceira experiência, e o meio digital é propício para isso, dada a quantidade de novos recursos disponíveis, dentro e fora dos ambientes de estudo.

Mais sobre essa edição aqui.

Baixe agora mesmo!  Não deixe de acessar  o site da Revista Espirito Livre, clique aqui.

Sobre José Ednaldo: Formado em Tecnologia da Informação [Gestão], e editor do Think About!. Livros, Filmes, Histórias em Quadrinhos, Internet e Cultura POP são seus hobbies prediletos. Presente no Facebook no Twitter e disponível em outras >>> Redes Sociais.

Related Posts with Thumbnails
 
▲ TOPO